O TÉCNICO EM MARKETING é o profissional que estuda o mercado alvo e o comportamento do
consumidor e suas tendências; monitora os concorrentes, as ameaças e as oportunidades no
segmento de atuação da organização. Desenvolve e alinha oferta de produtos e serviços da empresa
às mudanças constantes, às necessidades e aos desejos do consumidor. Colabora com o
desenvolvimento de novos produtos e serviços. Auxilia na construção de estratégias de diferenciação
e posicionamento da marca baseadas em produtos, políticas de preços, distribuição e promoção,
criando vantagem competitiva, valor aos consumidores e lucro para os acionistas.
Perfil empreendedor
É o profissional que apresenta um perfil empreendedor externo e, por atuar na área mercadológica,
caracteriza-se por demonstrar interesse na abertura de novos negócios, além da organização e
melhoria de processos comerciais. Analisa cenários, oportunidades de mercado, percebe tendências
e explora novos nichos. Desenvolve planos de marketing, contemplando diretrizes estratégicas
empresariais e aplica técnicas de captação de recursos para novos negócios.
Mercado de Trabalho
Empresas de consultoria e de forma autônoma.
Organizações públicas, privadas, do terceiro setor.
Especificação
O currículo do ENSINO MÉDIO COM HABILITAÇÃO PROFISSIONAL DO TÉCNICO EM
MARKETING – PERÍODO INTEGRAL foi organizado dando atendimento ao que determinam as
legislações: Lei nº 9.394, de 20-12-1996; Lei nº 13.415, de 16-2-2017; Resolução CNE/CEB nº 1, de
5-12-2014; Resolução CNE/CP 1/2021, de 05-1-2021; Resolução CNE/CEB nº 4, de 13-7-2010;
Resolução SE nº 78, de 7-11-2008; Decreto nº 5154, de 23-7-2004; Decreto nº 8.268, de 18-6-2014,
assim como as competências profissionais identificadas pelo Ceeteps, com a participação da
comunidade escolar e de representantes do mundo do trabalho.